sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

A CONQUISTA CHINESA DA NIKE

(As 16 equipas que compõem a Super Liga Chinesa)

Nesta quarta-feira foi anunciado um acordo, válido até 2026, entre a marca Nike e o futebol da China. O país é sem dúvida um mercado atractivo para as marcas, porque tem 1,3 biliões de habitantes, é o país com a maior população do mundo e dono de quase um quinto da população mundial. Ou seja, mais gente, mais consumidores.
Research and Markets estimou que o mercado de materiais desportivos movimentará US$ 32 biliões anuais até ao fim de 2017 , acompanhando o aumento do interesse dos chineses nas actividades físicas e pelo crescimento no número de ginásios. Mas, apenas 20% do consumo de marcas desportivas corresponde a marcas internacionais como são a Nike e a Adidas.
A Nike entrou no mercado chinês em 1982 e tornou-se na marca mais vendida do país, mas a Adidas conseguiu reduzir a distância que tinha para a marca americana. 

Segundo dados da Euromonitor as quotas do mercado chinês eram as seguintes:

      2011:
  • NIKE - 11,6%
  • ADIDAS - 9,6%
      2012:
  • NIKE - 12,1%
  • ADIDAS - 11,2%

Em 2013 a Adidas antecipou-se Nike e começou a trabalhar o mercado feminino lançando a campanha "All in For My Girls", tendo conseguido um aumento significativo das vendas entre as mulheres. Algo que a Nike só decidiu apostar em 2014, abrindo uma loja exclusivamente dedicada ao público feminino em Xangai, patrocinando simultaneamente três atletas olímpicas. Esta estratégia acompanhada da renovação da grande maioria das lojas Nike na China, voltaram a colocar a marca americana no topo das preferências do público chinês, estando previsto um excelente ano de 2015.

(Equipamento da selecção Chinesa de Futebol)

O Futebol não é nem o maior negócio da Nike nem o desporto com maior visibilidade na China. Mas a conquista deste mercado torna-se "obrigatória", dado o retorno que o investimento terá em vendas - a Super Liga Chinesa já é equipada na totalidade pela marca. A Nike assinou por isso um contrato de 12 anos de cerca 14 milhões de euros anuais.

Será na vossa opinião um bom mercado para a marca ?

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